Objetivo do Curso de Especialização (Latu-Sensu) Profissional em Psicanálise Clínica Humanista

 

Este curso de pós-graduação em Psicanálise (Especialização) tem como objetivo oferecer os seminários teóricos aos psicanalistas para que tenham uma fundamentação teórica e clínica da epistemologia da Psicanálise Humanista de Erich Fromm. Durante os vinte e quatro meses de duração, desenvolvemos a capacidade de escrever e teorizar artigos que são publicados nos livros de autoria destes futuros analistas, como preparação para a defesa pública de uma tese original na psicanálise como requisito para obter o título de psicanalista.

Na formação em psicanálise humanista do Instituto de Psicanálise em Santa Maria, oferecemos ao analista em formação pacientes que nos procuram na clínica social, depois de realizada uma triagem com psicanalista supervisor, nossa intenção é viabilizar uma experiência teórica e prática da clínica humanista com estes pacientes que precisam de análise pessoal, sendo que este atendimento vem acontecendo há mais de dezesseis anos.

Graças à clínica social os analistas em formação recebem uma ótima experiência para aprender a fazer entrevista, diagnóstico e avaliação de seus pacientes com a ajuda de um analista didata. Durante o processo de formação analítica os analistas em formação recebem orientação, supervisão dos casos clínicos que são supervisionados por analistas credenciados.

No decorrer do processo de formação analítica estes analistas em formação desenvolvem segurança e condições de fazer o manejo da clínica humanista, tais como: Transferência, resistências, Contratransferência, Mecanismos de defesa, para saber interpretar e levar o paciente a tomar consciência destes núcleos neuróticos que produzem o sintoma e a falência existencial.  Com este domínio clínico o analista amplia seus conhecimentos sobre as picopatologias de seus pacientes e recebe a supervisão destes estudos de casos que está atendendo, além disso, realiza a sua análise pessoal que junto com seus estudos teóricos, todo este processo faz com que o analista tenha sucesso e lhe permite ser um excelente psicanalista humanista.

Todo analista em formação tem seu analista pessoal e, além disso, supervisiona todos os seus casos clínicos que está atendendo nas dependências da nossa clínica-escola, os analistas supervisores e didatas são membros da sociedade brasileira de psicanálise, que propiciam aos futuros analistas um sólido conhecimento teórico-clínico dos casos que são supervisionados e acompanhados durante todo o processo de formação psicanalítica.

Um outro objetivo do nosso processo de formação é capacitar os futuros psicanalistas para atuar como pesquisadores e docentes da psicanálise, por isto mesmo desenvolvem pesquisas empíricas e qualitativas com o objetivo de ampliar seus conhecimentos dentro de sua área de atuação da ciência psicanalítica. Durante o seu processo de formação trabalham nos cursos de promoção e prevenção da saúde emocional nos municípios, secretarias de educação e saúde e outras instituições com a participação dos analistas em formação.      

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANALISE CLÍNICA HUMANISTA

Instituto de Psicanálise Humanista

Fromm on line

Instituto de Psicanálise Humanista
Instituto de Psicanálise Humanista
© 2019 ITPH - Todos os direitos reservados.